Em 09/07/2018

 

O quanto a Prefeitura de Itaporanga movimentou em 1,4 ano e a área menos prestigiada

 



               Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - Em um ano e quatro meses, de janeiro de 2017 a abril deste ano, a Agricultura foi uma das áreas que menos recebeu recursos da Prefeitura de Itaporanga, conforme dados disponibilizados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A quantia de 55,8 milhões de reais foi movimentada pela atual gestão municipal no período, mas somente 903,9 mil investidos no setor agrícola.

               A pouca atenção para com o setor na atual gestão repete a mesma desatenção dos governos anteriores, que também não perceberam a agricultura como um segmento importante para o desenvolvimento econômico e social do município. Além da falta de assistência à atividade laboral, o homem e a mulher do campo também sofrem com muitas outras carências. A situação só não está pior em razão das boas chuvas deste ano, depois de um longo estio, mas o projeto da Prefeitura para o corte de terra não agradou aos pequenos produtores, que tiveram que arcar com metade dos custos financeiros para a aragem da terra.

               A falta de maior investimento na zona rural nos últimos anos, e não apenas com relação à agricultura, mas também saúde, infraestrutura e educação, tem contribuído para o êxodo rural, revelado nos números populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): em 2010 o município tinha menos de 24% de sua população vivendo na cidade. Os atendimentos médicos e escolares estão cada vez mais distantes da zona rural e são as principais motivações do êxodo.

               Como ainda falta pouco mais de dois anos e quatro meses para o fim do atual governo municipal, espera-se que a Prefeitura aumente os recursos direcionados ao partir do próximo orçamento municipal, possibilitando investimentos em segurança hídrica, passagens molhadas, melhorias habitacionais, corte de terra, boa conservação das estradas, pequenos reservatórios, cisternas, poços artesianos e outras ações que garantam melhores condições de vida e produção.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Informes & Opinião

 

 

 

 

Folha do Vale - www.folhadovali.com.br
Av. Padre Lourenço, nº 392 - Itaporanga - Paraíba
©2010 - Todos os direitos reservados