Em 22/08/2016

 

Choque entre ônibus de universitários em Piancó deixa um estudante morto e, ao menos, 53 feridos

 



               Por Redação da Folha – Um acidente trágico envolvendo dois ônibus de universitários de Itaporanga e Boa Ventura, que seguiam para Patos, no final da tarde desta segunda-feira, 22, na BR-361, a cerca de três quilômetros da cidade de Piancó, deixou dezenas de feridos e um estudante morto.

                Segundo as primeiras informações policiais, o ônibus de Boa Ventura seguia normalmente pela estrada, quando o motorista foi surpreendido por um motoqueiro caído na pista, motivando uma freada brusca. Com isso, o veículo foi atingido na traseira pelo carro de Itaporanga. O choque foi violento, ferindo, ao menos, 53 estudantes dos dois ônibus.  Até agora, foi confirmado um óbito. O técnico de enfermagem Valdemberg Primo de Araújo, de 39 anos, que residia em Itaporanga e cursava enfermagem em Patos, teve morte quase que imediata: morreu antes de chegar ao hospital de Piancó.

                Após o acidente, várias viaturas do Samu regional e ambulâncias convencionais foram dirigidas para o local da colisão. Houve dificuldades para retirada dos feridos de dentro de um dos veículos, mas a ação de socorristas e voluntários foi fundamental. Os feridos mais graves foram encaminhados aos hospitais de Piancó e Patos, enquanto os estudantes com lesões leves foram socorridos ao distrital de Itaporanga, que recebeu 31 feridos, dos quais apenas um, com suspeita de fratura facial, o universitário Paulo Henriques Júnior, foi transferido para ao hospital patoense, que recebeu, ao todo, sete lesionados, um deles em estado clínico delicado. Os demais estão em observação em leitos hospitalares itaporanguenses e alguns já foram liberados.

                A delegada Sílvia Alencar esteve no local do acidente e disse que vai abrir inquérito policial para apurar as circunstâncias do fato. “A tragédia poderia ter sido ainda pior se o ônibus de Itaporanga, que bateu na traseira do outro veículo, tivesse caído na ribanceira, mas o motorista conseguiu segurar o veículo”, comentou a delegada. Peritos do Instituto de Polícia Científica (IPC) e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) também vistoriaram o trecho da pista onde ocorreu a colisão. A estrada ficou interditada por algumas horas, mas já se encontra liberada.

                Os dois ônibus, que estavam lotados, são locados pelas Prefeituras dos dois municípios para o transporte dos universitários. Com relação ao estudante falecido, ele era solteiro e trabalhava no hospital de Itaporanga e no de Conceição, onde era concursado da Prefeitura. Um médico do hospital de Piancó deu o laudo cadavérico e o corpo não precisará ser removido para exame em Patos, seguindo para Itaporanga, onde será entregue aos familiares.

               O acidente deixou a população de Itaporanga e Boa Ventura apreensiva, principalmente os familiares dos estudantes que estavam nos ônibus, que diariamente se deslocam a Patos em busca de um diploma superior por falta de ensino universitário presencial no Vale. Um trajeto sacrificante e arriscado. Fotos: em uma das imagens, feita instantes depois do acidente, é possível notar vítimas ainda dentro do ônibus, tentando deixar o veículo.

                 

 

                Proibida reprodução total ou parcial deste texto e imagem. Infratores sujeitos a penalidades cíveis e criminais.


 

 
Informes & Opinião

 

Folha do Vale - www.folhadovali.com.br
Av. Padre Lourenço, nº 392 - Itaporanga - Paraíba
©2010 - Todos os direitos reservados