Em 08/03/2018

 

Conselho de Medicina Veterinária emite nota sobre o caso de Igaracy. MP também reagiu

 



            Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - Em nota divulgada ainda nessa quarta-feira, 7, sobre o caso da matança de animais autorizada pela Secretaria de Saúde de Igaracy, que é comandada por um veterinário,  o Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV/PB) afirmou que, “de posse das denúncias, realizará fiscalização para averiguar os fatos e adotará as medidas administrativas cabíveis”, enfatizando que o conselho "zela pelo exercício legal da profissão, bem como a conduta ética e moral do profissional em respeito ao bem-estar animal, meio ambiente, saúde humana e saúde animal".

            Já a Promotoria de Justiça Piancó instaurou inquérito civil público nessa quarta-feira, 7, e pediu a exoneração do secretário do município, o veterinário José Carlos Maia. Foi ele quem determinou a matança de dezenas de cães em um órgão público local, após serem recolhidos nas ruas da cidade, fato que ocorreu na terça-feira, 6, e repercutiu negativamente em todo o país após compartilhamento de imagens e vídeos do caso. Segundo o órgão, a quem foi informado que o total de animais mortos seria de, aproximadamente, 50 cachorros, sacrificados a pauladas, o secretário teria cometido infração penal e ato de improbidade administrativa.

          A Promotoria  piancoense também deu um prazo ao prefeito do município, Lídio Carneiro, para que o gestor preste informações referentes ao levantamento que o secretário diz que fez do número de animais de rua com suas respectivas doenças, além de como foi feito o transporte dos animais e de que maneira os animais foram abatidos.

          A Promotoria ainda encaminhou ofício à delegacia de Polícia Civil de Piancó requisitando a abertura de inquérito policial, no sentido de que se preserve e realize urgente perícia no local da matança. Também foi expedido ofício ao CRMV/PB, requisitando a  instauração de procedimento administrativo  com vistas à aplicação das sanções administrativas e disciplinares inerentes à atividade de médico veterinário.

 

           Obra jornalística protegida pela Lei nº 9.610/98. Proibida a reprodução.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 
Informes & Opinião

 

Folha do Vale - www.folhadovali.com.br
Av. Padre Lourenço, nº 392 - Itaporanga - Paraíba
©2010 - Todos os direitos reservados