Em 01/12/2017

 

Em Itaporanga, centenas de pessoas protestam em frente à Energisa contra aumentos abusivos

 



          Por Redação da Folha – Um protesto popular contra aumentos tidos como abusivos pela população movimentou o final da tarde dessa quinta-feira, 30, em Itaporanga. Centenas de pessoas, carregando contas de luz e faixas com dizeres de indignação, desceram pela Avenida Getúlio Vargas e concentraram-se em frente ao escritório regional da Energisa, a empresa que monopoliza a distribuição de energia elétrica no estado.

            Os populares gritaram palavras de protesto em frente à empresa durante algumas horas. Um representante da Energisa recebeu uma comissão de manifestantes e tentou justificar tecnicamente o aumento na conta dos consumidores, mas não convenceu parte do grupo, que prometeu novas manifestações contra a empresa. Mas, antes disso, uma segunda reunião entre a representação da concessionária e a comissão deverá ocorrer.

            Nesta semana, muitos consumidores também procuraram o Procon estadual, que tem uma representação na Casa da Cidadania, e formularam queixas contra a empresa, e aguardam alguma solução. Os aumentos na conta de luz em Itaporanga, a exemplo do que ocorre em outros municípios regionais, passam de 100% em alguns casos, desrespeitando o Código do Consumidor.

            Além do reajuste das tarifas controladas pelo Governo Federal, contribuem também para deixar a conta de energia bem cara vários tributos, principalmente o ICMS, que é do Governo Estadual e que aumentou expressivamente sua alíquota, e a contribuição de iluminação pública, que vai para os cofres da Prefeitura. No entanto, muitos consumidores suspeitam também de leitura equivocada do medidor de energia, uma vez que em várias residências foram descritos aumento de consumo injustificável.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Informes & Opinião

Folha do Vale www.folhadovali.com.br
Av. Padre Lourenço, nº 392 - Itaporanga - Paraíba
©2010 - Todos os direitos reservados