Em 30/06/2015

 

Ministério Público processa prefeito do Vale por suposta festa particular com dinheiro público

 



             Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - O prefeito de Santa Inês, João Nildo, está sendo processado pela Promotoria de Justiça de Conceição por suposto ato de improbidade administrativa. Segundo o Ministério Público, o gestor teria pago, com dinheiro dos cofres públicos municipais, a banda de forró Stillus para fazer uma festa particular em comemoração à sua posse e dos vereadores, ocorrida no dia 1º de janeiro de 2013. Outra denúncia diz respeito à contratação de um irmão para o transporte de sementes.

             Em relação à contratação da banda musical, o promotor Alberto Vinícius Cartaxo da Cunha afirma que o gestor colocou no empenho de prestação de contas que a banda Stillus, que é do Rio Grande do Norte, tinha sido contratada para animar a festa da padroeira da cidade no dia 21 de janeiro, mas o MP diz ter constatado que a apresentação não ocorreu porque “não houve evento profano na programação da festa da padroeira”.

             Sobre a outra denúncia, João Nildo teria contratado com dinheiro público o próprio irmão para ele fazer o transporte de sacas de sementes, uma doação do Governo do Estado aos agricultores regionais e que, inclusive, após teste de germinação, estariam vencidas havia um mês, segundo a Promotoria conceiçãoense. O MP afirma que os 2.700 quilos de sementes poderiam ter sido transportada “por uma van, camionete ou carro do próprio município, já que não demandaria um veículo de grande porte”.

            Além de contratar irregularmente o irmão, a Promotoria constatou sobrepreço no pagamento, bem como a ausência de dispensa de licitação e a não apresentação de outros orçamentos. "A realidade é que o promovido procurou favorecer o seu irmão, que, sequer, poderia contratar, em evidente ofensa ao princípio da impessoalidade", argumentou o promotor Alberto Vinícius.

            Terceiro mandato - João Nildo está na sua terceira passagem pela Prefeitura de Santa Inês. Ele foi o primeiro prefeito a governar o município mais jovem da região, mas poderá se complicar no cargo caso as denúncias sejam provadas pelo MP na Justiça. Foto: Santa Inês em destaque no mapa do Sertão. É a última cidade do Vale, ficando na divisa com o Pernambuco.

 

           Folha Empresa. Direito Reservado. Proibida reprodução total ou parcial deste texto e imagem. Infratores sujeitos a penalidades cíveis e criminais.


 

 
Informes & Opinião

 

Folha do Vale - www.folhadovali.com.br
Av. Padre Lourenço, nº 392 - Itaporanga - Paraíba
©2010 - Todos os direitos reservados