Em 01/09/2015

 

Secretário de águas veio ao Vale e trouxe ainda mais apreensão para Itaporanga e Piancó

 



             Por Redação da Folha – O secretário de recursos hídricos do estado, João Azevedo, participou no final da manhã desta terça-feira, 1º, em Itaporanga, de um seminário promovido pelo Sebrae sobre desenvolvimento regional, mas chegou duas horas e meia atrasado e passou pouco tempo no evento, que foi curto e superficial. No entanto, pior do que isso, foram as respostas dele a alguns poucos questionamentos formulados; poucos porque muitos presentes foram impedidos de questionar o secretário em função, supostamente, da escassez de tempo, e apenas cinco populares tiveram o "privilégio" de inquirir Azevedo.

                Depois de passar quase uma hora fazendo propaganda do governo Coutinho, a quem serve, João Azevedo respondeu alguns questionamentos e também recebeu protestos: a senhora Fátima Carvalho, representando a Prefeitura de Olho D’água, criticou a decisão do governo de abrir as comportas do açude Buiú, que abastece a cidade, para levar água, 62 quilômetros depois, através do rio Jenipapeiro, para a lagoa de captação da adutora de Piancó, que há mais de um mês está sem um gota d’água nas torneiras, depois do colapso em seu sistema de abastecimento.

           “O que vai haver é um grande desperdício d'água, porque é uma longa distância entre o açude e o ponto de captação da adutora de Piancó, e isso é um desrespeito com Olho D’água, que não pode pagar pela irresponsabilidade e omissão dos políticos de Piancó, um problema que existe há mais de 40 anos”, comentou Fátima, que defende a abertura das comportas do açude de Catingueira para não sobrecarregar o reservatório do seu município.

                Já o vereador piancoense Neguinho Marinheiro criticou a omissão do governo Ricardo, que foi alertado antecipadamente sobre o risco de colapso em Piancó, mas não tomou nenhuma solução preventiva para evitar o caos na cidade por falta d’água. Somente depois do colapso anunciado é que o governo tenta um paliativo, questionado por muitos piancoenses: há mais de 15 dias, as comportas do açude de Olho D’água foram abertas, mas a água ainda não chegou a Piancó em face do uso irregular ao longo do rio e da distância também, o que contribui para o desperdício. Muitos defendem que a água para abastecer a cidade piancoense seja retirada de Coremas em função da distância ser bem menor.

                Em resposta, o secretário disse que a retirada de água do açude Buiú é emergencial e por tempo determinado. Azevedo afirmou que, quando encher a lagoa de captação, que tem cerca de 70 mil metros cúbicos d’água, as comportas do reservatório serão fechadas. O problema é que essa água não vai durar muito tempo, e o secretário não disse o que fará depois que, novamente, a lagoa secar, porque não tem um plano para garantia definitiva da água para a cidade, o que preocupa os piancoenses, e, certamente, terá que recorrer ao açude outra vez.

                Itaporanga – O caso de Itaporanga é também grave: o açude que abastece a cidade tem apenas 6% de água útil e poderá haver um colapso no sistema de abastecimento d’água urbano até o final do ano. Para a solução do problema, o governo prometeu uma adutora de engate rápido para trazer água do açude de Nova Olinda, mas as palavras do secretário são motivo de apreensão para a população local: em um trecho de sua fala, João Azevedo disse que as obras da adutora emergencial deverão começar em um mês, mas, em outro momento de sua fala, afirmou que esse tipo de adutora pode leva até oito meses para ser concluído, o que significa que a cidade, inevitavelmente, sofrerá o mesmo colapso que Piancó está vivendo agora e com o agravamento de ter uma população urbana quase duas vez maior do que sua vizinha.

           Depois do encontro, o secretário foi cercado por muitas queixas contra o descaso do governo para com o problema hídrico da região. Várias pessoas, principalmente de Piancó, mostraram a Azevedo que há um erro do governo na tentativa de solucionar o problema d’água de Piancó e que a gestão estadual demorou demais para agir. Foto: secretário cercado por necessidades.

 

 

              Folha Empresa. Direito Reservado. Proibida reprodução total ou parcial deste texto e imagem. Infratores sujeitos a penalidades cíveis e criminais.


 

 
Informes & Opinião

 

Folha do Vale - www.folhadovali.com.br
Av. Padre Lourenço, nº 392 - Itaporanga - Paraíba
©2010 - Todos os direitos reservados