Notícias >> Política
  •  

    Em 10/07/2018

     

    Pré-candidato ao governo participa de roda de conversa em praça pública de Itaporanga

     



                 Por Redação da Folha – O pré-candidato ao governo estadual, Tárcio Teixeira, e sua vice, Adjany Simplício, ambos do PSOL, participaram de uma roda de conversas com filiados da legenda e populares na noite dessa segunda-feira, 9, na Praça da Matriz, centro de Itaporanga.

                  Em debate, os muitos problemas que afetam a população de Itaporanga e da Paraíba. O pré-candidato e sua vice falaram das propostas do Partido Socialismo e Liberdade para o estado, estimulando a população a romper com os figurões da política tradicional, que se alternam no comando administrativo do estado há anos sem resolver os reais problemas do povo.

                Fechamento de escolas em Itaporanga; sucateamento do hospital distrital; má execução da obra da adutora Itaporanga/Nova Olinda, que custou 13 milhões de reais e não funciona; recursos hídricos; aumento da violência urbana; opressão e violência contra as mulheres; falta de moradia popular; terceirização dos serviços escolares; e desprezo aos pobres pelo governo foram alguns dos assuntos debatidos. Propostas de solução também foram elencadas.

                Tárcio e sua vice, que também visitaram a imagem do Cristo Rei, estão percorrendo o interior do estado nos últimos dias e mostrando algumas de suas propostas para a Paraíba. A chapa será homologada em Convenção no dia 21 de julho em João Pessoa. Além da disputa majoritária, o PSOL também terá candidatos a deputado estadual e federal nas eleições de outubro.

     

     

     

     

     

  •  

    Em 07/07/2018

     

    Radicado em João Pessoa, itaporanguense prepara-se para convenção partidária

     



             Por Redação da Folha - O jornalista Josinato Gomes (foto), um dos pré-candidatos do PTB à Câmara dos Deputados, já prepara sua participação na convenção que o partido realizará, entre final deste mês e começo de agosto, com participação de amigos e simpatizantes do projeto, tanto em João Pessoa como no Vale do Piancó.

             Ele centralizará sua campanha eleitoral, com mais afinco, nessas regiões, mas se diz disposto a percorrer outros municípios do estado, levando as bandeiras de sua luta política à população. De antemão, Josinato adianta que terá, como principal foco, no debate da campanha, questões ligadas ao meio ambiente, visando a sustentabilidade do processo de desenvolvimento da Paraíba.

              Natural de Itaporanga, Josinato Gomes reside na capital paraibana desde os anos 80, onde já concorreu, algumas vezes, ao cargo de vereador. Em 2014, pela mesma legenda de hoje, foi candidato a deputado federal.

     

     

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 02/07/2018

     

    Não deram às caras: as ausências políticas mais comentadas na festa de Itaporanga

     



                Por Redação da Folha – Em todo ano eleitoral, os principais pré-candidatos ao governo estadual fazem do São Pedro de Itaporanga um palco para exibir suas marcas e, alguns deles, suas máscaras políticas, mas, este ano, foi diferente: eles não deram às caras por aqui: não foram ao encontro popular, apesar da festa ser a maior concentração humana do Vale.

                Diferentemente de outros anos eleitorais, quando os grandes banquetes políticos se estendiam pela Avenida Getúlio Vargas, este foi de pouca pompa política. Na principal noite de festa, no sábado, 30, as grandes lideranças do estado não compareceram.

                Os dois principais pré-candidatos pela oposição, Lucélio Cartaxo (PV) e José Maranhão (MDB), preferiram a festa de casamento do prefeito de Piancó, Daniel Galdino, em João Pessoa, enquanto o pré-candidato do governo, João Azevedo (PSB), teve uma passagem rápida e discreta por Itaporanga na sexta-feira, mas poucos tomaram conhecimento e não deram importância.

                Os principais nomes que deverão disputar o Senado também não compareceram à festa de Itaporanga, com exceção do vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior (PSC), que pleiteia a senatoria, mas ainda não sabe que chapa vai compor. “Essa definição está a cargo da direção estadual do partido, mas devemos compor com um dos candidatos da oposição”, comentou Júnior durante entrevista.

     

     

     

     

  •  

    Em 27/06/2018

     

    Justiça determina afastamento de presidente da FPF e posse do vice, que é de Itaporanga

     



                Por Redação da Folha – Atendendo pedido do Ministério Público, a juíza Shirley Abrantes Moreira Régis, da Justiça de João Pessoa, determinou, nesta quarta-feira, 27, liminarmente, o afastamento imediato do presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Amadeu Rodrigues, que também não poderá deixar a cidade onde reside nem se ausentar de casa durante a noite.

                Outras duas medidas cautelares contra o presidente impedem que ele tenha acesso a entidades esportivas paraibanas e mantenha contanto com testemunhas do caso. Amadeu também terá que entregar o seu passa-porte à Polícia Federal. Amadeu Rodrigues é um dos 17 denunciados pelo Ministério Público à Justiça na Operação Cartola, que investiga irregularidades na federação, entre as quais a combinação de resultados de jogos do campeonato paraibano.

                Com o afastamento de Amadeu, quem deverá assumir a presidência da FPF é o vice-presidente, Nosman Barreiro Paulo, que é de Itaporanga e foi quem iniciou as denúncias de irregularidades na federação paraibana. Como a decisão é em primeiro grau, Amadeu poderá recorrer ao Tribunal de Justiça, mas, conforme alguns juristas, são poucas as chances da medida judicial ser refeita. A Folha tentou falar com o vice-presidene para saber se ele já assumiu ou não a a fedeação, mas não conseguiu contanto.

     

     

     

     

     

  •  

    Em 15/06/2018

     

    A mais de 3 mil km de Itaporanga, filho da terra na luta para se manter na presidência de sindicato

     



               Por Redação da Folha – Será no próximo dia 20 a eleição para a presidência do Sindicato dos Trabalhadores de Postos de Combustíveis e Lojas de Conveniências de Mato Grosso, o Sinpospetro MT, que representa uma categoria de 10 mil trabalhadores em todo o estado mato-grossense e tem sede na capital, Cuiabá.

                Na disputa pela reeleição está o atual presidente Jucelino Porcino, um dos herdeiros da luta sindical do seu tio: o ex-prefeito de Itaporanga e sindicalista nacional Antônio Porcino, de saudosa memória. A mais de 3 mil km de sua terra, Jucelino é uma das maiores lideranças sindicais do Mato Grosso e deverá conquistar na próxima quarta-feira mais um mandato de cinco anos.

                Ele vai disputar a reeleição em chapa única e tem como vice Cláudio Rondon. “Os interesses da categoria continuarão se sobrepondo a todas as dificuldades que vêm sendo impostas à classe sindical, mas nossa gestão tem por marca a transparência e ampla participação dos associados”, diz Jucelino em sua argumentação de campanha.

                Apesar da distância e das atividades no sindicato, Jucelino visita com frequência Itaporanga, onde estão seus familiares, amigos e onde ele também possui residência e muito interesse por tudo o que envolve o município, sua terra. Foto: Jucelino dialoga com frentistas durante visita a postos de combustível.

     

     

     

     

  •  

    Em 13/06/2018

     

    Apenas um pré-candidato ao governo esteve na festa de Piancó e conquistou apoio

     



                Por Redação da Folha – O senador e pré-candidato ao governo, José Maranhão (MDB), não tem perdido oportunidade de estar próximo ao eleitorado e aproveita os eventos festivos para ocupar espaços e fazer contatos políticos. Foi o que aconteceu no evento esportivo de primeiro de maio em Itaporanga e, agora, também em Piancó por ocasião das festividades de Santo Antônio, padroeiro do município.

         O senador chegou a Piancó na noite dessa terça-feira, 12, e foi recepcionado festivamente pelo prefeito piancoense Daniel Galdino e seu grupo político. Já nesta quarta-feira, 13, Maranhão, ao lado dos possíveis candidatos ao Senado, Manoel Júnior e Daniela Ribeiro, prestigiou a celebração da missa de encerramento da festa do padroeiro, que reuniu centenas de pessoas e muitos políticos também.

             Além do contato direto com o eleitor, José Maranhão, único pré-candidato ao governo presente à festa, esteve reunido em Piancó com algumas lideranças políticas da região, entre as quais figuras da família Gadelha, da cidade de Sousa, e pré-candidatos à Assembleia.

              A passagem por Piancó foi positiva para Maranhão, que terminou agraciado com, ao menos, um apoio importante: o médico e ex-prefeito de Santana dos Garrotes, Carlinhos Soares, decidiu pelo apoio ao pré-candidato graças à intermediação do prefeito Daniel e de sua mãe, a ex-prefeita Flávia Galdino, que exercem grande liderança política no município piancoense.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

           

        

     

  •  

    Em 09/06/2018

     

    Ao menos dois pré-candidatos ao governo estarão em Piancó no encerramento das festividades

     



              Por Redação da Folha – Já está confirmada a presença dos dois principais pré-candidatos ao governo pela oposição no encerramento da festa de Santo Antônio, padroeiro de Piancó. José Maranhão (MDB) e Lucélio Cartaxo (PV) deverão prestigiar a tradicional missa na manhã da próxima quarta-feira, 13 de junho, Dia do Santo, quando um grande número de lideranças políticas deverá comparecer ao evento católico.

                De acordo com informações do secretário municipal Antônio Leite, os dois pré-candidatos de oposição serão recepcionados pelo grupo político do prefeito Daniel Galdino, que ainda não se definiu politicamente, mas deve optar por um dos dois nomes postos. “Esse alinhamento será definido mais a frente”, comentou o secretário, ao informar que um almoço será oferecido aos visitantes após a missa. Pelo outro lado, ainda não está confirmada a presença de João Azevedo (PSB), pré-candidato apoiado pelo governo estadual, mas se ele comparecer, deverá ser recepcionado pelo ex-prefeito Sales Lima.

                Com relação à festa popular, serão três noites com bandas no palco armado na Praça Salviano Leite, centro da cidade. A festa começará na noite deste sábado, 10, e vai até a noite da terça-feira, 12, com várias atrações musicais. Vejam programação ao lado.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 06/06/2018

     

    TCE julga contas do atual presidente da Câmara de Caiana e o resultado foi positivo

     



                Por Redação da Folha – Em sessão plenária realizada nesta quarta-feira, 6, o Tribunal de  Contas do Estado, presidido pelo conselheiro André Carlo Torres Pontes, aprovou a prestação de contas do exercício financeiro de 2017 da Câmara Municipal de São José de Caiana.

                As contas de 2017 foram apresentadas pelo atual presidente da Câmara, Marcos de Chico de Dezinho, que comanda administrativamente o legislativo desde janeiro do ano passado e ficará até dezembro de 2018, quando encerrará o biênio para o qual foi eleito.

                O vereador-presidente Marcos ficou muito satisfeito com a aprovação de suas contas pelo TCE, mas a decisão da corte não foi surpresa para o gestor, que, conforme ele próprio, tem realizado uma gestão legislativa em total cumprimento às leis que regem a administração pública.

     

     

     

  •  

    Em 05/06/2018

     

    Presidente da Câmara do Caiana prestigia eleição em comunidade rural do município

     



            Por Isaias Teixeira/Folha do Vale - O presidente da Câmara de Vereadores de São José de Caiana, Marcos de Chico de Dezinho, prestigiou no último domingo, 3, a eleição e posse do novo presidente da comunidade rural Dois Rios, o agricultor Leandro Andrade.

             Galego de Chicola, como é conhecido, disputou o pleito em chapa única e sucedeu o também agricultor Pedro Caboclo. Ele ficará no cargo por dois anos.

               A comunidade Dois Rios fica a 16 km da cidade e tem cerca de 80 associados. Além de Marcos de Chico de Dezinho, também prestigiaram a eleição da comunidade o vereador Deri e a ex-vereadora Neuza Paulo. “As associações comunitárias rurais são entidades importantes porque representam os interesses das comunidades rurais e são parceiras do legislativo na luta pela melhoria de vida dos homens e mulheres do campo”, comentou o vereador-presidente Marcos.

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 22/05/2018

     

    Prefeito de Conceição já definido para as eleições de outubro

     



               Por Redação da Folha – O prefeito de Conceição, Nilson Lacerda (PSDB), recepcionou em sua casa, no último final de semana, o pré-candidato ao governo estadual Lucélio Cartaxo (PV), que, acompanhado do senador Cássio, visitou a cidade conceiçãoense, onde conversou com lideranças políticas e populares e também deu entrevista à imprensa local.  

                Além do apoio a Lucélio, o prefeito Nilson também vai trabalhar pelos candidatos ao Senado na chapa de Cartaxo. Já para deputado estadual, Nilson Lacerda vai apoiar a candidatura à reeleição de João Gonçalves (Podemos).

                Com relação a deputado federal, o prefeito já anunciou publicamente o seu apoio à reeleição do deputado federal Hugo Motta (PRB), cuja ação parlamentar garantiu alguns milhões de reais para obras no município nos últimos anos. Atualmente no seu segundo mandato consecutivo, Nilson pretende, mais uma vez, garantir a vitória dos seus candidatos no município.

     

     

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 20/05/2018

     

    Temor é que Azevedo e Lucélio se tornem meros fantoches nas mãos dos seus padrinhos

     



               Por Redação da Folha – A campanha à sucessão estadual deste ano poderá ser polarizada entre duas candidaturas adversas e lançadas pelas duas principais forças políticas do estado atualmente, o governador Ricardo Coutinho (PSB) e seu ex-aliado e agora inimigo político, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV).

                Os dois figurões da política estadual, confiantes cada um em seu taco, impuseram essas candidaturas, ambos interessados no comando e controle do poder estadual a partir de janeiro de 2019. No caso do governador Coutinho, a vitória de João Azevedo, o seu candidato, significa a continuidade do grupo ricardista no poder, alcançando 12 anos de domínio político-administrativo na Paraíba.

                Pelo outro lado, uma vitória de Lucélio, candidato de Luciano, representa um alargamento do poder político e administrativo dos Cartaxos, que hoje comandam a Prefeitura  de João Pessoa e, além da capital, podem estender esse poder para todo o estado em caso de uma vitória nas urnas nas próximas eleições estaduais.

                O temor de muitos eleitos do Vale é que, a começar pela forma como essas candidaturas foram lançadas, um tipo de imposição política de Ricardo e Luciano, qualquer um dos dois candidatos que for eleito poderá se tornar mero fantoche nas mãos dos seus respectivos padrinhos políticos, contribuindo para uma espécie de estelionato eleitoral, ou seja, o candidato ganha, mas não manda.

                Além de Azevedo e Lucélio, há mais duas pré-candidaturas ao governo nas eleições de outubro vindouro: a do ex-governador José Maranhão (MDB) e a do assistente social Tárcio Teixeira (PSOL).

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 13/05/2018

     

    Vereadora pessoense, com raízes no Vale, visita Itaporanga em pré-campanha à Câmara Federal

     



              Por Redação da Folha – A advogada e militante pelos direitos sociais de Itaporanga, Loloza Figueiredo, recepcionou em sua casa, neste final de semana, a vereadora de João Pessoa e pré-candidata à Câmara Federal, Sandra Marrocos, do PSB.

                Sandra, que é natural de Curral Velho, mas está radicada há muito tempo em João Pessoa, é uma histórica defensora dos direitos da mulher e também trava uma luta em todo estado por justiça social em favor dos mais pobres.

                A vereadora e pré-candidata terá apoiadores do seu projeto político em Itaporanga, entre os quais a advogada Loloza, uma das mais conceituadas do Sertão paraibano. As duas são amigas de muito tempo e empunham bandeiras comuns na luta por uma sociedade mais justa, pacífica e tolerante.

                 Durante sua passagem por Itaporanga, Sandra contactou com populares, reviu conhecidos e familiares e mostrou sua intenção de defender as mulheres e os direitos sociais como um todo no Vale e em toda a Paraíba, chegando ao Congresso Nacional, assim como já faz na Câmara Municipal de João Pessoa, onde é muito atuante e uma voz constante contra as injustiças e intolerâncias.

     

                 Obra jornalística protegida pela Lei nº 9.610/98. Proibida a reprodução.

     

     

     

  •  

    Em 09/05/2018

     

    Enquete para governo em Itaporanga surpreende e mostra descrença popular com nomes postos

     



                Por Redação da Folha - O resultado de uma enquete realizada pelo programa jornalístico Jornal da Boa Nova, da rádio comunitária de Itaporanga, nessa terça-feira, 8, foi surpreendente e mostrou toda a descrença e indignação popular com a classe política do estado, mesmo considerando aqueles agentes que nunca ocuparam um cargo eletivo, como é o caso de três dos cinco pré-candidatos ao governo estadual na eleição deste ano.

                A enquete estimulada apresentou seis opções para os cidadãos e perguntou: em sua opinião, qual desses nomes está mais preparado para governar a Paraíba. O público ouvido foi de 31 pessoas dos mais diferentes lugares do município e o resultado não foi o que se esperava.

                A opção vitoriosa foi “nenhum deles” com 14 opiniões favoráveis. Já em segundo lugar ficou Lucélio Cartaxo (PV) com seis opiniões favoráveis; em terceiro lugar, empatados com cinco opiniões favoráveis cada, João Azevedo (PSB) e José Maranhão (MDB). Em seguida Tárcio Teixeira (PSOL) com uma opinião favorável e, depois, Lígia Feliciano (PDT), que não recebeu nenhuma opinião favorável.

                Os números da enquete mostram a descrença de grande parte da população local com os nomes postos para a sucessão estadual, mas, além disso, durante as participações na emissora por telefone, as pessoas não pouparam críticas e expressões de indignação contra a classe política, especialmente os nomes que se apresentam para a corrida sucessória.

     

              Obra jornalística protegida pela Lei nº 9.610/98. Proibida a reprodução.

     

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 04/05/2018

     

    Tribunal de Justiça nega recurso e mantém condenação penal de ex-prefeito de Coremas

     



                 Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) negou nessa quinta-feira, 3, provimento a recurso impetrado pelo ex-prefeito de Coremas, Edílson Pereira, e manteve condenação do ex-gestor por improbidade administrativa em decorrência da contratação irregular de servidores.

                 De acordo com o TJPB, Edílson Pereira, que é marido da atual prefeita do município, Francisca das Chagas, teria admitido 147 servidores no dia 13 de agosto de 2011 para exercer funções da Administração Pública Municipal, em desacordo com a legislação, com a justificativa de suprir necessidade temporária e excepcional interesse público.

                 Mas o Tribunal entendeu que o prefeito teria agido ciente da ilicitude e das consequências da conduta, sem justificativa válida e com inequívoca intenção de burlar as normas dispostas no artigo 37, incisos II e IX, da Constituição Federal, e artigo 2º, incisos I, II, III e IV da Lei municipal.

                 Para o relator do processo, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, é crime de responsabilidade de prefeito a contratação, designação ou nomeação de servidor público contra expressa disposição legal.

                 Ele também enfatizou que o réu não juntou nenhuma cópia dos contratos temporários, para fins de demonstrar a existência de necessidade de pessoal, conforme estabelecido no inciso IV do artigo 2º da lei Municipal 002/2009. “Sendo assim, não há como se afirmar se, de fato, as contratações dos 147 servidores nomeados em 13/08/2011 decorreram da necessidade da continuidade do serviço público daquela municipalidade, sendo, portanto, considerada ilegal, uma vez que não está amparada na legislação municipal”, disse o magistrado.

                 Edílson Pereira foi condenado a 10 meses de prisão, mas a pena foi substituída pela prestação de serviços gratuitos na cidade de Coremas, junto ao Hospital Regional local, pelo mesmo período da pena privativa de liberdade, ou seja, 10 meses. Com essa decisão do TJ, ele também perde seus direitos políticos.

                Outras processos - Edílson Pereira governou Coremas por dois mandatos consecutivos, de 2005 a 2008 e de 2009 a 2012 e responde a outros processos na Justiça relacionados a supostas irregularidades cometidas durante as suas duas gestões, além de colecionar várias reprovações de contas administrativas no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e no Tribunal de Contas da União (TCU).

              Inelegibilidade - Por conta de sua ficha suja nos tribunais, o ex-prefeito ficou inelegível e não pode disputar as eleições de 2016, o que o fez colocar a esposa para ser a candidata do grupo e conseguiu, indiretamente, “voltar” ao poder com a vitória dela.

     

                 Obra jornalística protegida pela Lei nº 9.610/98. Proibida a reprodução.

     

     

     

     

     

  •  

    Em 03/05/2018

     

    Câmara do Caiana realiza audiência pública e discute com povo e prefeito LDO de 2019

     



                 Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - A Câmara de Vereadores de São José de Caiana, que é presidida pelo vereador Marcos de Chico de Dezinho, realizou nessa quarta-feira, 2, uma audiência pública, com a presença do prefeito Zé Leite e de secretários municipais, para debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do município para o ano de 2019.

               Graças à harmonia existente atualmente entre a Câmara Municipal e a Prefeitura caianense, o que tem proporcionado importantes ganhos ao município, a audiência foi discutida conjuntamente entre o legislativo e o executivo visando a elaboração de diretrizes para o desenvolvimento do município. Além do prefeito e secretários, a audiência também contou com a participação do vice-prefeito Manoel Moleque e do contador da Prefeitura, Lourival Florentino.

                Para o vereador-presidente, a audiência foi uma oportunidade para a população presente sugerir ações ao poder público, sobretudo do executivo municipal, e o debate para a elaboração da LDO é uma grande abertura para a definição de metas e apontamentos que priorizem as necessidades populares. Após fazer uma explanação, Marcos facultou a palavra aos seus pares e membros da Prefeitura presentes.

                 Por sua vez, o prefeito Zé Leite afirmou que estava satisfeito com a audiência pública e enfatizou que iria trabalhar para direcionar suas ações no orçamento do próximo ano para a educação e saúde locais. Outra área que, segundo ele, terá uma maior atenção é a infraestrutura, no que diz respeito, sobretudo, à pavimentação de ruas da cidade, e, entre os calçamentos, está o complemento da Rua José Pereira Lima, ao lado de uma escola municipal construída recentemente.

     

               Obra jornalística protegida pela Lei nº 9.610/98. Proibida a reprodução.

     

     

     

     

     

     

     

Aguarde um momento... Está carregando!
Desculpe, não foi encontrado nenhum resultado.
Informes & Opinião

 

 

 

 

Folha do Vale - www.folhadovali.com.br
Av. Padre Lourenço, nº 392 - Itaporanga - Paraíba
©2010 - Todos os direitos reservados