Em 12/02/2020

 

Em Itaporanga e no Vale, milhares de estudantes rurais sem aula e pais criticam governador

 



           Por Redação da Folha - “Minha filha foi estudar hoje porque pagou a passagem, mas muitos estudantes aqui do sítio não foram para escola porque não tinham condições de pagar: as aulas começaram já tem três dias, mas não tem transporte”, comentou uma mãe do sítio Lagoinha, município de Itaporanga, ao pedir uma explicação ao secretário de Educação do estado durante o programa O Vale em Debate, da rádio Correio de Itaporanga: ela e muitos pais querem saber a razão do estado ter iniciado o ano letivo e não ter disponibilizado transporte para os alunos moradores da zona rural.

            O ano letivo na rede estadual de ensino começou na segunda-feira, 10, mas os estudantes da zona rural que estão matriculados nas escolas estaduais estão perdendo aula por falta de transporte escolar. Essa situação que afeta o alunado rural de Itaporanga é a mesma em outros municípios regionais. “Quem tem uma moto ou pode pagar uma passagem está conseguindo chegar à escola, mas a maioria está perdendo aula”, comentou um pai de aluno ao questionar: “o governador só vive dizendo que a educação do estado está boa, mas não tem, sequer, um transporte para os estudantes, então como a gente pode acreditar nessa conversa?”.

            A informação é que, anualmente, o governo assina um convênio com as Prefeituras para o transporte dos estudantes da rede estadual, mas não há notícia se esse acordo já foi formalizado. O fato é que, em Itaporanga, nenhum transporte foi disponibilizado até agora e é provável que continue assim durante toda esta semana, pois as aulas na rede municipal só começarão na segunda-feira, 17, somente a partir de quando é provável que tenha transporte para os alunos rurais das duas redes, mas não há garantias: ao longo do ano letivo passado, centenas de jovens rurais de Itaporanga perderam incontáveis dias de aula por falta de transporte.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 
Informes & Opinião

 

Folha do Vale - www.folhadovali.com.br
Av. Padre Lourenço, nº 392 - Itaporanga - Paraíba
©2010 - Todos os direitos reservados