Em 21/11/2018

 

Carta de Paulo

 



Itaporanga, Parahyba do Norte, 19 de Novembro de 2018

 

Estimado colega Sousa Neto

 

        Há exatos sessenta e nove anos, no Ano da Graça de 1949, o patriarca ZÉ CONSERVA trouxe nossa família para fixar residência no então perigoso “VALE DO PIANCÓ”, convencido que fora pelo fiel amigo JOSÉ AUGUSTO DE CARVALHO, parente do nosso querido e saudoso ADEMAR AUGUSTO DE CARVALHO, velho amigo Fiscal de Rendas do Estado da Paraíba, lá nos rincões da Prata, então distrito de Monteiro. Eu tinha apenas sete anos e recordo perfeitamente como se fosse hoje. Eram dois caminhões fretados para carregarem a mobília caseira e os móveis residenciais.

          Seus motoristas foram o senhor JOSÉ CAZUZA e o senhor JUVÊNCIO. Ficamos retidos durante várias horas no acesso ao Cais do Porto recifense devido ao belo desfile militar pelas comemorações do DIA DA BANDEIRA.

                Aqui, amigo, abro e fecho um parêntese para realçar ser ontem o DIA DA BANDEIRA, efeméride nacional passada em brancas nuvens pela MÍDIA REGIONAL, fato lamentável em todos os sentidos.

                 O DIA DA BANDEIRA é muito significativo especialmente para as novas gerações, a criançada no Jardim de Infância e a juventude nas escolas ao lado de mestres e mestras içariam a Bandeira entoando o Hino à ela consagrado.

                  Acabrunhado, decepcionado e triste envio-lhe este desabafo apelando à sua generosidade através da FOLHA DO VALE ON LINE.

                Acrescento ainda, a título de curiosidade, que chegamos à nossa bela e querida Itaporanga a 22 de Novembro de 1949, em plena feira semanal do Sábado, o mercado público em construção, isto há 69 anos, segundo registra a minha já frágil memória. Mas é bom que se saiba que ITAPORANGA jamais sairá dos nossos corações enternecidos pela CIDADANIA a toda nossa Família concedida pela CASA DE ADAUTO ARAÚJO.

                Aceite, pois, Sousa Neto, o meu fraternal abraço e receba agradecimentos por ocupar espaços na tão laureada FOLHA DO VALE ON LINE.

                Em tempo: Por oportuno, saudamos HOJE o DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.

 

 

 

                 Atenciosamente, Paulo Conserva.

                     

 

 

 

 

 

 


 

 
Informes & Opinião

 

Folha do Vale - www.folhadovali.com.br
Av. Padre Lourenço, nº 392 - Itaporanga - Paraíba
©2010 - Todos os direitos reservados