Em 25/07/2020

 

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itaporanga: Nota de Repúdio

 



          O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itaporanga/PB – SISPUMI vem a público repudiar as declarações proferidas pelo Vereador Judivan Custódio, que na última sessão do legislativo municipal, ocorrida em 23 de julho do corrente ano, ao pretender defender os servidores do Programa Melhor em Casa, acabou por atacar os servidores da Estratégia em Saúde da Família (popularmente conhecido como PSF), insinuando, nestas palavras, que “não consigo ver de onde eles conseguiram conquistar esse salário e os outros não” e “peça a um enfermeiro do PSF pra ir trabalhar no Melhor em Casa pra ver se eles vão, faça uma transferência, trabalha muito mais. Eu já fui repreendido por profissionais do PSF quando eu apresentei essa propositura”, o que denota desrespeito  e, por fim, uma tática política equivocada, pois transfere a responsabilidade pela diferença salarial entre os profissionais dos dois programas aos servidores da atenção primária, em vez da administração municipal.

           Com efeito, o déficit existente no pagamento da gratificação dos Servidores do Programa Melhor em Casa já foi pauta de diversas reuniões e intervenções do SISPUMI junto à administração municipal, de quem deve partir, diga-se de passagem, a iniciativa para regulamentação do adicional. Concordamos com o parlamentar no sentido de que é preciso, de fato, haver um incremento na remuneração destes servidores; no entanto a defesa deles não pode estar atrelada ao ataque aos servidores do PSF, ainda mais com especulações levianas sobre quais profissionais trabalham mais ou menos ou acerca da forma de composição da sua remuneração. Não é desta forma que se espera o apoio de um membro do legislativo local às pautas dos servidores.

            Nos atuais tempos, em que uma pandemia tornou-se a principal preocupação do poder público, os profissionais que atuam na linha de frente ao seu combate – e, não só agora como em todos os momentos, os dois programas em questão trabalham unidos e articulados – merecem ser homenageados e não atacados desta forma, com insinuações divisionistas e levianas.

            Lamentamos profundamente o equívoco da fala do vereador, esperamos a sua retratação e o convidamos para somar esforços junto à categoria dos servidores municipais da saúde, pois a pauta de reivindicações é extensa, e o apoio do legislativo municipal seria importante nesta luta. No entanto, para apoiar uns não é preciso atacar outros, ainda mais com especulações como as veiculadas em sua fala.

 

Itaporanga/PB, 24 de julho de 2020.

 

 

João Paulo da Silva Neto

Presidente do SISPUMI

 

 

 

 


 

 
Informes & Opinião

 

Folha do Vale - www.folhadovali.com.br
Av. Padre Lourenço, nº 392 - Itaporanga - Paraíba
©2010 - Todos os direitos reservados