Em 25/11/2021

 

Vereador fala sobre decisão da Justiça Eleitoral de Piancó que cassou seu mandato

 



         Por Redação da Folha – O vereador Cícero de Zé Rico, que preside o diretório municipal do Democratas, teve o seu mandato cassado nessa quarta-feira, 24, pelo juiz eleitoral Pedro Vasconcelos, que julgou procedente denúncia de fraude à cota de gênero praticada pelo partido no pleito municipal passado. Além dele, sua colega, a vereadora Priscila de Zomim, que foi a mais votada de Piancó, com 865 votos, também perdeu o mandato, assim como todos os suplentes do DEM.

          Apesar do parecer do promotor José Antônio Neves Neto concluir pela não ocorrência de delito eleitoral e pela improcedência da ação investigatória, o juiz entendeu que o partido fraudou a conta de gênero ao registrar a candidatura de uma mulher com a intenção tão somente de compor os 30% de candidaturas femininas exigidas para o registro da chapa proporcional.  De acordo com o magistrado, com base nos autos processuais, a candidata não fez campanha e não obteve nenhum voto, porque ela própria trabalhou e votou em outra candidatura, a do seu pai.

         Diante dos fatos, o vereador Cícero disse que respeita a decisão judicial, mas não concorda, tanto que vai recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral nesta sexta-feira, 26, pedindo a reforma da sentença. O recurso garante sua permanência no cargo. “Vou permanecer no cargo, porque somente quando esse processo transitar em julgado, ou seja, não couber mais recurso, é que poderia ser afastado, mas vou lutar pelo meu mandato, que não é meu, mas do povo que me concedeu e tenho certeza que a verdade vai prevalecer, porque não houve fraude nem qualquer intenção ou dolo de burlar a lei”, comentou Cícero.

         Apesar de presidir e de ter sido eleito pelo DEM, partido do vice-prefeito do município, Cícero tem uma postura de oposição ao governo municipal. A Ação de Investigação Judiciária Eleitoral, que culminou com a derrubada da chapa inteira do DEM, foi proposta pelo partido Progressistas e pelos ex-vereadores Geraldo Ferreira e Vagner Brasilino.  

    

 

 

 

 

 

 


 

 
Informes & Opinião

 

Folha do Vale - www.folhadovali.com.br
Av. Padre Lourenço, nº 392 - Itaporanga - Paraíba
©2010 - Todos os direitos reservados