Notícias >> Política
  •  

    Em 16/03/2019

     

    Presidente da Câmara de Piancó responde a críticas sobre Ato da Mesa

     



                Por Redação da Folha – Em nota encaminhada à redação da Folha, o presidente da Câmara de Piancó, José Luiz da Silva Filho, conhecido popularmente como Neguinho Marinheiro, respondeu a críticas da oposição, especialmente do vereador Pedro Aureliano, que se opõe a medidas adotadas pela presidência legislativa, através de Ato da Mesa, impondo restrições e punições aos vereadores por condutas consideradas impróprias, no seu entendimento, durante as sessões da Câmara.

     

                Vejam, na íntegra, a nota:

              No dia de ontem 14.03.2019, deparei-me com uma matéria publicada neste renomado jornal, dando conta de uma insatisfação por parte do vereador Pedro Aureliano quanto a Ato emitido pela Mesa Diretora da Casa sobre o qual afirma o parlamentar tratar-se de Ato ditatorial e estabelecendo censura aos pares, principalmente de oposição.

               É necessário esclarecer alguns fatos para que os cidadãos de nossa comunidade possam compreender o que de fato ocorreu e quais os objetivos do Ato em questão.

                Pois bem, a Câmara Municipal de Piancó vem sofrendo ao longo de muitos anos com o descrédito da população em face dos episódios lamentáveis que ocorreram durante as sessões. Os acontecimentos variavam, desde troca de ofensa entre os próprios parlamentares, palavras de baixo calão, tentativas de agressões por parte de parlamentares, até mesmo, como ocorrido recentemente, uma ofensa a uma Servidora no exercício de sua função.

               A Mesa, diante do que vinha ocorrendo e tentado renovar perante a população a crença em um parlamento sério, com credibilidade, altivez e respeito com as questões que permeiam a nossa comunidade, não encontrou outra alternativa, senão estabelecer advertências para aqueles que cometerem os atos descritos no parágrafo acima.

              O citado ato alcança os parlamentares que desrespeitarem seus pares, populares, servidores e aqueles incorrem nas penas previstas no próprio regimento, no tocante a quebra de decoro.

              Queremos deixar claro que o ato em questão não ataca os vereadores de oposição, mas, serve para todos os parlamentares, não sendo objetivo da Mesa Diretora calar ou inibir qualquer colega.

              Esta Mesa Diretora tem a consciência de que todos os colegas querem o bem da comunidade, respeitam o parlamento e assim como foi na sessão de ontem, dia 15.03.2019, a paz voltará a reinar na Casa do Povo e restabelecerá o crédito perante a nossa comunidade.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 14/03/2019

     

    Retrocesso: Câmara de Piancó ressuscita atos do tempo da Ditadura Militar

     



               Por Redação da Folha – Alguns termos e atos que haviam morrido com a Ditadura Militar, desde a promulgação da Constituição de 1998, estão sendo restaurados pelo atual presidente da Câmara Municipal de Piancó através de um dito Ato da Mesa e o intuito é atingir diretamente os vereadores da oposição, conforme um dos integrantes da bancada.

                Atos e termos como censura, impedimento do uso da palavra na tribuna, corte de subsídio, quebra de ordem na condução legislativa e até processo disciplinar e ético, o que pode cassar mandato parlamentar, medidas bem comuns no tempo do falso moralismo dos generais, agora estão presentes em um ato da administração legislativa de Piancó decidido pela Presidência da Câmara com o aval dos demais membros da Mesa Diretora.

                Revoltado com o que considera autoritário e inconstitucional, o vereador Pedro Aureliano (foto) diz que vai protestar contra a decisão do presidente da Câmara e pretende também recorrer à Justiça. “Nunca vi absurdo maior do que esse, mas vamos reagir contra esse abuso”, comentou. Para ele, o vereador-presidente utiliza-se de artigos do Regimento Interno para adotar medidas que extrapolam as prerrogativas do seu cargo e ferem a própria democracia, principalmente se tratando do parlamento e de parlamentares mirins, cuja principal função constitucional é exatamente a palavra, independentemente do seu conteúdo, o que é assegurado pela imunidade de expressão.

                Conforme o vereador Pedro, o atual presidente da Câmara, que é afilhado político do prefeito, tem se incomodado com as críticas e denúncias da oposição ao atual gestor, porque mostram os desmandos e irregularidades da gestão municipal, “mas essa ditadura que eles querem implantar em Piancó não nos intimida”.

     

     

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 08/03/2019

     

    Pré-candidato a prefeito, dirigente do MDB de Itaporanga questiona gestão Divaldo

     



                    Por Redação da Folha – Com o aval do dirigente maior do MDB da Paraíba, o senador José Maranhão, o ex-vereador Ricardo Pinto, que preside o partido em nível local, planeja disputar a Prefeitura de Itaporanga em 2020.

                Conforme Ricardo, que esteve recentemente com Maranhão (foto), o MDB estadual comunga do seu projeto eletivo e dará todo apoio para o êxito eleitoral das candidaturas proporcionais e majoritária do partido no próximo ano em Itaporanga.

                De acordo o pré-candidato, seu projeto político baseia-se na necessidade por mudanças profundas em Itaporanga para que o município retome o real sentido da gestão pública, que é combater a desigualdade social como meio de fortalecimento da cidadania, do progresso e da paz. “Hoje Itaporanga tem um prefeito que não dialoga com ninguém e muito menos com os mais pobres, vive ausente da vida municipal e não tem nenhuma iniciativa própria de gestão, pois as poucas coisas que têm aí vêm de projetos e iniciativas anteriores à sua gestão ou por determinação do Ministério Público”, comentou Ricardo Pinto.

                Segundo ainda o pré-candidato, um dos grandes problemas da atual gestão é o menosprezo pelos mais pobres. “Pobre não tem acesso à assistência nem saúde, por isso a pobreza aumentou no município; o pequeno agricultor não tem direito a um corte de terra gratuito, mas há dinheiro para evento empresarial, e nada há para o jovem, que sofre com o desemprego e o desamparo”, argumentou.

                Conforme ainda Ricardo, nunca se viu tanta dificuldade de acesso das pessoas mais pobres e sem amparo político aos serviços básicos de saúde por falta constante de médicos nos PSFs e ainda mais difícil, segundo ele, é o acesso aos serviços especializados: consultas e exames. “Saúde, educação e assistência social, que deveriam ser serviços de qualidade pelo volume financeiro da Prefeitura, são hoje grandes problemas e quem mais sofre é aquele que precisa”, disse o ex-vereador, ao completar: “hoje o setor mais eficiente da Prefeitura é o que cobra multa nas ruas, oprimindo a sociedade com autos de infração abusivos no trânsito, o que só trás conflito e revolta em vez de solução para o tráfego urbano”.

                Ricardo disse ainda que começou a elaborar um plano de governo para Itaporanga, ouvindo vários setores da sociedade local e pretende apresentá-lo à população brevemente. “Não adianta dizer que é candidato e não ter planos nem metas e propostas para apresentar e debater com a sociedade; e por isso mesmo é que nossa pré-candidatura será alicerçada em projetos viáveis e seguros para Itaporanga”, argumentou.

     

                Texto jornalístico exclusivo da Folha. Proibida a reprodução total ou parcial. Se você vê este texto em outro site ou blog denuncie (jfolhadovale@gmail.com). É preciso respeitar o direito autoral.

     

     

     

     

     

  •  

    Em 05/03/2019

     

    No Vale, 12 prefeitos têm direito a pleitearem reeleição, mas nem todos devem concorrer

     



             Por Redação da Folha – A menos de um ano e meio para o início do processo eleitoral com vistas à sucessão municipal de 2020, vários prefeitos regionais com direito a pleitearem um segundo mandato já se preparam nos bastidores para disputar a reeleição.

                Entre os que, seguramente, devem concorrer a mais um mandato estão o prefeito de Piancó, Daniel Galdino; o gestor municipal de Santana dos Garrotes, José Paulo; o de Aguiar, Lourival Lacerda; o de São José de Caiana, José Leite; e o de Olho D’água, Genoilton Carvalho.

                O prefeito de Nova Olinda, Diogo Rosas também deverá disputar a reeleição, assim como o chefe do executivo municipal de Ibiara, Nenivaldo Barros. Outros dois que igualmente deverão concorrer ao pleito de 2020 são Lídio Carneiro, de Igaracy; e Zé Inácio, de Santana de Mangueira. A prefeita de Coremas, Chaguinha de Edilson, também vai tentar a reeleição.

                Dos doze prefeitos que têm direito de concorrer à reeleição, apenas dois poderão não disputar o segundo mandato, que são Divaldo Dantas, de Itaporanga; e Carmelita de Odoniel, de Diamante, embora tenham direito a concorrerem. Ainda há dúvidas quanto à intenção desses dois gestores de entrarem na disputa.

                Levantamentos feitos pela Folha mostram que a grande maioria dos atuais prefeitos com direito a candidatura sofrem um forte desgaste popular e político por não terem suprido as expectativas dos eleitores, o que motiva o crescimento das oposições em seus municípios.

     

     

     

     

               

               

     

  •  

    Em 26/02/2019

     

    A menos de dois anos da eleição, Itaporanga já tem cinco pré-candidatos a prefeito

     



                   Por Redação da Folha – Embora ainda falte um ano e sete meses para as eleições municipais de 2020, nos bastidores da política partidária de Itaporanga algumas movimentações já ocorrem com vistas ao próximo pleito.

                  Já nas ruas, cinco nomes estão postos ou especulados como pré-candidatos à corrida sucessória do próximo ano. Quem primeiro anunciou publicamente sua disposição de concorrer ao pleito foi o ex-presidente da Câmara Municipal, Lula da Farmácia.

                  Outra pré-candidatura ao pleito de 2020 é a do atual vice-prefeito Herculano Pereira, que aparenta estar rompido com o atual gestor municipal e deverá concorrer à Prefeitura como oposição.

                 Um outro nome da política local que dá sinais de uma possível candidatura nas eleições do próximo ano é o ex-prefeito Audiberg Alves, que poderá ter o apoio do governador Azevedo para a disputa eleitoral.

                Pelo outro lado, a mais antiga liderança política em atividade de Itaporanga, o ex-prefeito Djaci Brasileiro, poderá voltar a concorrer ao poder municipal. Ele recupera-se de uma lesão sofrida durante uma queda em casa, mas poderá retornar a Itaporanga nas próximas semanas.

                Com relação ao prefeito Divaldo Dantas, ele ainda não se manifestou publicamente se deseja disputar a reeleição, mas dentro do seu grupo ao menos um nome surge como pré-candidato: é o vereador Neném de Adailton, que planeja concorrer à sucessão com o apoio de grande parte do grupo situacionista.

                 

                Texto jornalístico exclusivo da Folha. Proibida a reprodução total ou parcial. Se você vê este texto em outro site ou blog denuncie (jfolhadovale@gmail.com). É preciso respeitar o direito autoral.

     

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 15/02/2019

     

    Contas da Prefeitura de Diamante são bloqueadas pelo TCE por irregularidades

     



               Por Assessoria do TCE/Redação da Folha - O Tribunal de Contas do Estado determinou, no final da manhã desta sexta-feira, 15, o bloqueio das contas bancárias da Prefeitura Municipal de Diamante, após constatar inconsistências nas informações prestadas no balancete mensal referente ao mês de novembro do ano passado, junto à Câmara  Municipal. A auditoria do TCE realizou diligências e reiterou a inexistência dos documentos exigidos pelo Legislativo.

                A auditoria justificou a decisão ao verificar – em inspeção à Câmara Municipal de Diamante, que as despesas orçamentárias informadas ao legislativo estão incompletas, razão pela qual enseja o bloqueio das contas, até que as providências sejam tomadas para sanar a irregularidade.

                 Assinado pelo presidente do TCE-PB, conselheiro Arnóbio Alves Viana, o ofício nº 0073/2019 – TCE-Gapre, adverte que o bloqueio implica na total impossibilidade de movimentação das contas através de cheque ou qualquer outro documento hábil, permitida, porém, a realização de depósitos ou transferências para aplicação financeira que preserve o poder aquisitivo dos recursos.

                 O bloqueio da contas bancárias tem por base o art. 48, § 2º da Lei Complementar nº 18/93, modificada pela Lei Complementar nº 34/99 e o art. 8º da Resolução Normativa RN TC 04/2004, combinado com o art. 197 do Regimento Interno do TCE. Após sanar o problema é que a Prefeitura voltará a movimentar suas contas.

     

     

     

     

     

               

     

  •  

    Em 10/02/2019

     

    Confusão dentro da Câmara de Diamante nesse sábado mostra agravamento da situação política na cidade

     



                Por Redação da Folha – Na manhã desse sábado, 8, durante a reabertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Diamante, uma confusão foi registrada no interior do recinto legislativo, presidido pelo vereador Adriano Santos, que é oposição à prefeita Carmelita de Odoniel.

                Segundo informações policiais, durante a sessão, um empresário local, que é desafeto do vereador Adriano, ocupou o recinto da Câmara e tentou agredir o presidente. Policiais militares foram acionados e detiveram o empresário, que terminou conduzido à delegacia de Itaporanga, onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado, mas ainda terá que se apresentar à Justiça para esclarecer o fato.

                Eleito pelo grupo da prefeita, o vereador Adriano rompeu politicamente com a gestora logo no inicio da gestão e iniciou uma série de denúncias contra o governo municipal no Ministério Público, o que culminou, inclusive, com o afastamento da prefeita por decisão monocrática do Tribunal de Justiça, que, depois, foi desfeita no Superior Tribunal de Justiça e Carmelita voltou ao cargo.

                As denúncias contra a administração atingem o empresário, o que gerou uma rixa pessoal entre ele e o presidente da Câmara. Na delegacia de Itaporanga, há queixas recíprocas (um contra o outro) por suposta ameaça. Com a chegada do vereador à presidência do legislativo, a rivalidade entre Adriano e o grupo da prefeita ficou ainda maior. Não é a primeira vez que o parlamentar mirim é vítima de tentativa de agressão.

                Agravada pelo último episódio, a situação política no município é tensa e pode motivar outras consequências ainda piores se as autoridades policiais e judiciárias da comarca não tomarem uma providência mais efetiva. Uma das medidas poderia ser a apuração firme dos diversos Boletins de Ocorrências registrados na delegacia.

     

     

                Texto jornalístico exclusivo da Folha. Proibida a reprodução total ou parcial. Se você vê este texto em outro site ou blog denuncie (jfolhadovale@gmail.com). É preciso respeitar o direito autoral.

     

     

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 05/02/2019

     

    Governo troca direção da cadeia de Piancó: ex-diretor está de volta

     



                Por Redação da Folha – Em publicação oficial nesse dia 2, o governo estadual exonerou, da direção da cadeia de Piancó, Giomar Cirilo de Carvalho Filho, que é de Olho D’água e comandou a unidade prisional durante mais de um ano.

                Em seu lugar, o governo nomeou, como diretor da cadeia de Piancó, Antônio Henrique Sabino, que é bacharel em direito e já comandou a gestão da cadeia anos atrás.

                A cadeia de Piancó é a segunda maior unidade prisional do Vale em números de detentos. Na região, a maior população carcerária está registrada na cadeia de Itaporanga.

     

     

                Texto jornalístico exclusivo da Folha. Proibida a reprodução total ou parcial. Se você vê este texto em outro site ou blog denuncie (jfolhadovale@gmail.com). É preciso respeitar o direito autoral.

     

     

     

     

     

  •  

    Em 03/02/2019

     

    Vereadora cotada para disputar a Prefeitura de Piancó no pleito do próximo ano

     



               Por Redação da Folha – Poderá sair da Câmara Municipal a candidata da oposição à Prefeitura de Piancó nas eleições municipais do próximo ano. A vereadora de dois mantados Christtiane Remígio, de 48 anos, é cotada para concorrer à sucessão municipal.

                A parlamentar mirim, que também atua no magistério, mantém uma postura de independência política no legislativo desde o seu primeiro mandato e tem uma boa popularidade. Em 2016, ela foi reeleita pelo PSB à Câmara com 611 votos, a maior votação de Piancó. Seu nome já aparece com força na boca e ouvido de eleitores como provável concorrente à Prefeitura no próximo ano.

                “Se ela decidir ser candidata e conseguir unir a oposição ou a maior parte da oposição em torno do seu projeto eletivo, tem grandes chances de derrotar o prefeito Daniel, que certamente vai disputar a reeleição”, comentou um dos observadores da política local.

     

     

              Texto jornalístico exclusivo da Folha. Proibida a reprodução total ou parcial. Se você vê este texto em outro site ou blog denuncie (jfolhadovale@gmail.com). É preciso respeitar o direito autoral.

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 30/01/2019

     

    Governo muda comando da Companhia de Bombeiros de Itaporanga

     



                 Por Redação da Folha – Em Ato Governamental publicado nesta segunda-feira, 28, o governo mudou o comando da 4ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros sediada em Itaporanga.

                    Foi exonerado o capitão Dimitri Diniz Porto (foto), que comandada a companhia desde sua inauguração, em janeiro de 2018, e em seu lugar assume o comando o também capitão Gleison Araújo Medeiros.

                    De acordo com informações da companhia, a mudança efetiva de comando deverá ocorrer na manhã desta quinta-feira, 31, com a chegada do novo comandante. A companhia funciona nas proximidades do fórum da cidade e o telefone para emergência é o 3451-2881.

     

            Texto jornalístico exclusivo da Folha. Proibida a reprodução total ou parcial. Se você vê este texto em outro site ou blog denuncie (jfolhadovale@gmail.com). É preciso respeitar o direito autoral.

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 26/01/2019

     

    Em Diamante, ajustes e melhorias na Câmara para um momento importante do legislativo

     



               Por Redação da Folha – A Câmara de Diamante retomará suas reuniões a partir do segundo sábado de fevereiro, um momento importante para o legislativo, que recepcionará os vereadores e o público em geral para os trabalhos parlamentares ordinários e voltados à produção de leis, requerimentos e a busca por solução para os problemas locais.

                Conforme o vereador-presidente, Adriano Santos, a Câmara está passando por reformas físicas e técnicas para melhorar a sua funcionalidade, garantir melhor acolhida aos visitantes e o desempenho da atividade legislativa.

                “Já concluímos o serviço de pintura da Câmara, das portas e dos birôs que ficam no plenário, retiramos matos e entulho nos fundos do prédio, retelhamos, fizemos a parte elétrica, encanação de água, que estava toda vazando, e agora estão instando o serviço de som para melhor atende os paramentares: a Câmara está toda equipada, inclusive com roteador”, comentou Adriano, ao informar que brevemente a sede do legislativo receberá poltronas para acomodar o público. "Faremos o possível para o melhor funcionamento da Câmara", reiterou o presidente legislativo. Foto: Câmara passa por reformas em vários aspectos de sua estrutura.

     

     

     

     

     

  •  

    Em 14/01/2019

     

    Comerciante é o 1º a se lançar na corrida sucessória à Prefeitura de Itaporanga

     



             Por Redação da Folha – O comerciante do setor farmacêutico e ex-presidente da Câmara Municipal, Luiz Alberto Tolentino, conhecido popularmente como Lula da Farmácia, anunciou sua pré-candidatura a prefeito de Itaporanga nas eleições municipais de outubro de 2020.

                Conforme Lula, a decisão de uma candidatura já está consumada e ele agora dá os primeiros passos para a consolidação do seu projeto eletivo. “Já conversei com meus pais e vou conversar com toda minha família, porque primeiro preciso do apoio de casa e, depois, vou dialogar com a sociedade, que a fase mais importante do projeto, pois o povo é que decide”, comentou o comerciante.

                Paralelo ao diálogo com a família e a sociedade sobre seu projeto político, Lula busca um partido coerente com suas ideais e propósitos para assinar filiação e concorrer por ele à Prefeitura. “Chega! Itaporanga não aguenta mais, as figuras que estão hoje no poder e as que passaram pela Prefeitura e estão querendo voltar não têm e nunca tiveram nada a oferecer ao município”, disse Lula.

     

     

     

         Matéria exclusiva da Folha. Proibida a reprodução total ou parcial. Se você vê este texto em outro site ou blog denuncie (jfolhadovale@gmail.com). É preciso respeitar o direito autoral.

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 09/01/2019

     

    Ex-prefeito de Itaporanga é nomeado para cargo lotado no Gabinete de governo

     



                Por Redação da Folha – Em publicação oficial nesta terça-feira, 8, o governo estadual nomeou o ex-prefeito de Itaporanga, Audiberg Alves de Carvalho, para o cargo de Coordenador Regional de Gestão.

                A função é vinculada ao Gabinete do governador João Azevedo, mas não há informações quanto ao tipo de ação prática desempenhada por este cargo na gestão estadual. O ex-prefeito integra o PSB, partido do governador.

                Apesar de ter um expressivo eleitorado, são cerca de 120 mil votantes, e de ter elegido um deputado para a Assembleia ligado a Azevedo, o Vale não emplacou nenhum secretario estadual no novo governo, a exemplo do que aconteceu também na gestão passada, ficando apenas com cargos de segundo ou terceiro escalão.

     

     

              Matéria exclusiva da Folha. Proibida a reprodução total ou parcial. Se você vê este texto em outro site ou blog denuncie (jfolhadovale@gmail.com). É preciso respeitar o direito autoral.

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 05/01/2019

     

    Partido faz convenção neste domingo em Itaporanga para escolha do seu diretório

     



             Por Redação da Folha – O Partido Progressista (PP) realizará convenção neste domingo, 6, em Itaporanga para a eleição do diretório municipal. O evento será na Câmara Municipal, a partir das 9h da manhã, e contará com todos os filiados e simpatizantes.

                No município, o partido é comandado pelo senhor Silvano Silvino e está preparando-se paras as disputas municipais de 2020, quando deverá ter candidatos a vereador e a prefeito.

                Na Paraíba, o PP elegeu uma senadora nas eleições gerais passadas, Daniele Ribeiro, e conseguiu reeleger Agnaldo Ribeiro para a Câmara Federal. Paras os emantes eleitorais de 2020, a legenda pretende lançar candidaturas em vários municípios do estado.

     

     

     

     

     

  •  

    Em 02/01/2019

     

    Em Piancó, prefeito vence oposição na Câmara e passa a controlar também o legislativo

     



                Por Redação da Folha – A eleição da Câmara Municipal de Piancó ocorreu na noite dessa terça-feira, 1º, e não houve surpresa: com uma base política de seis vereadores, o prefeito Daniel Galdino conseguiu emplacar um nome de sua confiança para presidir o legislativo municipal pelos próximos dois anos.

                O vereador Neguinho Marinheiro (PSD) venceu a disputa pela presidência legislativa exatamente por seis votos contra cinco da oposição, que apoiou a candidatura da vereadora Cristiane Remígio.

                Neguinho substitui Hermógenes Xavier, que é da oposição e não disputou o segundo mandato. Com a eleição de um aliado para a Câmara, o prefeito passa a controlar politicamente o legislativo até o fim do atual mandato.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

Aguarde um momento... Está carregando!
Desculpe, não foi encontrado nenhum resultado.

 

 

 

 
Informes & Opinião

Folha do Vale - www.folhadovali.com.br
Av. Padre Lourenço, nº 392 - Itaporanga - Paraíba
©2010 - Todos os direitos reservados