Notícias >> Política
  •  

    Em 19/05/2020

     

    Prefeito de Aguiar não disputará reeleição e confirma apoio a ex-gestor municipal

     



                   Por Redação da Folha – Embora conduzindo uma gestão equilibrada do ponto de vista financeiro e muito profícua em realizações e iniciativas, o atual prefeito de Aguiar, Lourival Lacerda, não disputará a reeleição no pleito de outubro vindouro.

                O prefeito Lourival, que é irmão do médico e líder político Aureni Lacerda, responsável por transformações importantes na vida administrativa e política de Aguiar, confirmou seu apoio ao ex-prefeito Tintin Guedes, que já administrou o município por dois mandatos consecutivos e poderá retornar à Prefeitura a partir de janeiro de 2021.

                Embora sua preocupação com o atual momento que passa o município em função da pandemia da covida-19 e a necessidade de ações preventivas à doença e, ao mesmo tempo, a prestação de serviços básicos à população e a sequência de projetos e obras orçados para este ano, o prefeito Lourival tem levado à população rural e urbana de Aguiar, nas oportunidades que tem de falar ao povo, nas últimas semanas, a importância do município seguir o mesmo caminho de prosperidade inaugurado por Aureni há uma década e meia.

                 

     

     

     

     

     

  •  

    Em 14/05/2020

     

    Sucessão de perdas políticas enfraquece projeto de reeleição de prefeito santanense

     



               Por Redação da Folha – Pré-candidato à reeleição no pleito de outubro vindouro, o prefeito de Santana dos Garrotes, José Paulo, vem sofrendo sucessivos desfalques em seu grupo político. As perdas são sequenciais e podem comprometer o projeto eletivo do prefeito: ele quer ficar mais quatro anos na Prefeitura, mas, para isso, precisa ganhar a eleição, o que não será tão fácil diante das seguidas perdas de lideranças do bloco situacionista e da insatisfação de grande parte da população com a gestão.

                Ao longo do atual governo municipal, entre a primeira baixa no grupo do prefeito: o empresário e ex-vereador Rênio Macedo, que rompeu ainda no primeiro da atual administração, e o mais recente desfalque, o presidente da Câmara Municipal, Augusto Antas, que anunciou sua saída do grupo esta semana, o prefeito José Paulo já acumula várias outras perdas políticas, e a maior delas foi o ex-prefeito Willame Teotônio.

                O rompimento do presidente da Câmara, que teve forte repercussão na cidade, pode precipitar outras perdas do prefeito no legislativo municipal. Ao menos mais dois vereadores estariam próximos de também deixar a base de José Paulo no parlamento santanense, além de outras lideranças políticas, familiares e comunitárias, que igualmente sinalizam uma ruptura política com o prefeito.

                Pelo outro lado, a oposição articula-se para se fortalecer politicamente e deve lançar à sucessão municipal o médico e ex-prefeito Willame Teotônio, que pretende, mais uma vez, tentar retornar ao comando da Prefeitura santanense.

     

     

     

     

               

     

     

     

  •  

    Em 24/04/2020

     

    Com pré-candidatos a vereador e a prefeito, MDB de Boa Ventura anuncia novas adesões

     



                   Por Redação da Folha – O MDB de Boa Ventura, liderado pelo ex-prefeito Fábio Arruda, segue firme no propósito de disputar a Prefeitura no pleito de outubro vindouro. O pré-candidato do partido à sucessão municipal é o médico Amaro Jorge.

                    O nome que vai compor chapa como vice ainda está sendo construído e poderá ser Fábio Filho ou Newton Neto. Com o apoio de dois ex-prefeito, Dudu Pinto e Fábio Arruda, o projeto eletivo de Amaro Jorge ganhou novos adesões: além do vereador João Campos, que hoje integra o partido, também a empresaria e cirurgiã odontológica Drª  Carla Jessica Ângelo Baião e a ex-secretária de Saúde, Drª Renata Oliveira Lopes, irmã do empresário Rodrigo Lopes da banda Encantos.

                    A chapa proporcional do MDB também está fortalecida, conforme o próprio partido, que deverá apresentar vários candidatos à Câmara Municipal, entre os quais João Campos, o ex-vereador Cícero Jacinto da Silva (Micoca), Celso Ferreira Oton, Damiana Félix Gomes ( Bia), Marinalva Campos Pereira , Roberto Lima, Carleuza Targino Coelho de Freitas e Gilvan Geraldo da Silva, mas há possibilidade do reforço de outros nomes.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 21/04/2020

     

    Eleição 2020: os novos locais de votação em Itaporanga e mais duas cidades da 33ª Zona

     



               Por Redação da Folha - Houve mudanças em seções eleitorais e em alguns locais de votação em três cidades da 33ª Zona Eleitoral, que é dirigida pela juíza Brena Brito. Em Itaporanga, São José de Caiana e Serra Grande ocorreu a introdução de novos locais para o funcionamento de seções, assim também como houve fusão entre seções com a supressão de algumas delas.

               Nessa segunda-feira, 20, a Justiça Eleitoral divulgou as mudanças e a distribuição definitiva dos locais onde vão funcioanar as seções eleitorais nas três cidades para as eleições de outubro deste ano.

     

                Vejam a localização de cada uma delas:

     

               Itaporanga, que é sede da Zona, a novidade é a inclusão este ano da escola técnica estadual Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho como local de votação e onde vão funcionar as seguintes seções: 55, 56, 57, 58, 59, 60, 61, 63, 65, 66, 67, 73, 74, 75, 80, 121 e 144. O educandário fica na saída para o sítio Jenipapo.

                A escola Adalgisa Teódulo da Fonseca vai abrigar as seçoes 53, 54, 62, 64, 72, 81, 84, 116, 122, 127 e 134.  Já na escola Professosr Neves serão nove seções: a 42, 43, 44, 45, 46, 82, 83, 117 e 129.

              As seções 51, 52, 68, 69, 70, 71, 76, 77, 78 e 79 vão fucionar no colégio Diocesano, enquanto que na escola municipal João Silvino, conhecida também como Santa Mônica, serão instaladas as seções 47, 48, 49, 50 e 155.

               Em São José de Caiana, pela primeira vez a escola municial Amelina Alves Leite vai funcionar como local de votação e terá as seções 95, 96, 97 e 98. Já na escola Isabel Lopes vai funcionar as seções: 99, 100, 101, 106, 135, 147 e 153. As seçõe 102, 103, 104, 105 e 119 serã instaladas na escola Mariano Tomaz.

               Em Serra Grande serão dois locais de votação: escola Acadêmico Francisco Vidal de Moura: seções 107, 108, 109, 110, 111 e 112; e escola Professora Josefa Justino Gomes, que terá as seções: 13, 145, 150 e 154.

               A Justiça Eleitoral também divulgou os locais de votação com acessibilidade para portadores de necessidades especiais nas três cidades: escola Franscisco Vidal, em Serra Grande; Amelina Alves, no Caiana; e Diocesano, Santa Mônica e Monsenhor Sinfrônio, em Itaporanga.

              

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 14/04/2020

     

    Sangue novo na política de Conceição: farmacêutica vai disputar a Câmara

     



                   Por Redação da Folha – A farmacêutica e professora Eneide Ramalho, que integra os quadros do PSDB, é a novidade na disputa por uma das onze vagas da Câmara Municipal de Conceição no pleito deste ano. A pré-candidata é esposa do ex-vereador e atual secretário de agricultura do município, Edvaldo Ramalho.

                    Natural de Boa Ventura, Eneide acumula mais de três décadas de serviços prestados a Conceição e em 1999 foi agraciada com o título de cidadania conceiçãoense por iniciativa do então vereador Batista Miguel em reconhecimento ao seu trabalho em prol do município. Farmacêutica graduada pela Fasp (Faculdade São Francisco da Paraíba) e atualmente dedicada à farmácia Nova Vida, um empreendimento da família, ela já desempenhou diversas outras funções na cidade e sempre exitosamente.

                    Formada também em biologia, licenciatura conquistada na Universidade Vale do Acaraú (UVA), Eneide Ramalho tem na educação uma de suas prioridades: lecionou durante um bom tempo na formação de jovens e adultos e chegou a ocupar o cargo de vice-diretora da escola Maestro José Siqueira.

                    Espirituosa e também dedicada ao evangelho cristão, tornou-se pastora formada pelo Instituto Teológico Batista de Ensino Superior (ITEBES). Tornou-se missionária e diretora do Centro Comunitário Batista, de onde nasceu o Colégio Batista. A necessidade de difundir os preceitos cristãos e fazer chegar a fé e a esperança ao povo levou a missionária ao rádio: um instrumento importante no trabalho de evangelização. Durante muito tempo, apresentou o programa Momento Gospel na rádio Educadora.

                    Mãe de Elyssama e Elyakym, ela vai disputar pela primeira vez um cargo eletivo e terá à frente de sua campanha um dos líderes políticos do município, que é exatamente seu esposo, Edvaldo Ramalho, homem de longa trajetória de luta em prol do povo e da vida municipal.

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 13/04/2020

     

    Itaporanguense vai disputar Câmara pessoense e quer lutar por interesses do Vale na capital

     



             Por Redação da Folha - A população de Itaporanga e todo o Vale do Piancó poderá contar com um fiel defensor dos interesses da cidadania regional junto às instituições públicas de João Pessoa a partir de 2021, caso o jornalista Josinato Gomes (foto), que é itaporanguense, seja eleito para a Câmara de Vereadores da capital, como pretende o pré-candidato em seu projeto eletivo.

             Josinato, que é um profissional de imprensa conhecido e respeitado em todo o estado, está filiado ao PC do B, partido aliado ao governador João Azevedo (Cidadania) e desempenha projeto de intensa movimentação política em João Pessoa há décadas.

              O bairro Valentina de Figueiredo, um dos maiores colégios eleitorais da capital, é a localidade onde o jornalista reside desde a década de 80 e onde pretende instalar o QG (Quartel General) de sua campanha após o registro da candidatura junto à Justiça Eleitoral.

     

     

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 04/04/2020

     

    MDB de Boa Ventura ganha filiação de vereador e se fortalece para disputas

     



               Por Redação da Folha – O vereador João Campos, que integrava os quadros da Avante, filiou-se ao MDB no dia primeiro de abril e pela legenda vai disputar mais um mandato no legislativo boaventurense.

                O MDB de Boa Ventura é presidido pelo ex-vereador Expedito Ângelo, mas a principal liderança do partido no município é o ex-prefeito Fábio Arruda, que defende a pré-candidatura a prefeito do médico Amaro Jorge.

                Além da luta pela conquista da Prefeitura, o MDB também terá vários nomes disputando a Câmara Municipal. A vinda do vereador João Campos reforça esse plantel. O parlamentar mirim tem atuação no sítio Angicos e também na cidade de Boa Ventura e está satisfeito pelo novo caminho partidário que escolheu: “agradeço à minha família e amigos, sou grato a Deus por esta oportunidade de seguir junto com outros nomes dentro do partido, fortalecendo o MDB na disputa por vagas na Câmara Municipal”, comentou ele.

     

     

     

     

     

     

               

  •  

    Em 27/03/2020

     

    Um aviso para quem quer mudar de domicílio eleitoral para ser candidato este ano no Vale

     



                  Por Redação da Folha – O corregedor e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, divulgou nota à imprensa nesta sexa-feira, 27, sobre o fim do prazo para quem quer mudar de domicílio eleitoral para ser candidato a algum cargo eletivo nas eleições deste ano.

                   Vejam a nota na íntegra:

               Para os cidadãos que desejam candidatar-se nas eleições de 04 de outubro, o prazo do domicílio eleitoral encerra-se no próximo dia 04 de abril (seis meses antes do pleito). Em razão da pandemia do novo coronavírus, o atendimento presencial nos cartórios eleitorais foi suspenso, mas para evitar o perecimento do direito, recomendamos àqueles que vão se candidatar este ano e ainda não são eleitores do município pelo qual desejam concorrer às eleições, que eles entrem em contato com sua Zona Eleitoral, por e-mail ou telefone (disponível no site do TRE-PB), para agendar o atendimento presencial, evitando aglomeração e o risco à saúde de todos. O TRE-PB agradece a compreensão geral face à excepcionalidade dos fatos. João Pessoa, 26 de março de 2020. Desembargador Joás de Brito Pereira Filho Corregedor Regional Eleitoral da Paraíba JOÁS DE BRITO PEREIRA FILHO VICE-PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 29/02/2020

     

    Em Ibiara, oposição se fortalece e poderá vencer a disputa pela Prefeitura

     



                Por Redação da Folha – Embora hoje dividida entre duas pré-candidaturas, a oposição de Ibiara poderá fazer o próximo prefeito do município. Isso em função das perdas políticas do prefeito Nenivaldo Ramalho somadas ao longo dos últimos três anos.

                Depois de perder importantes aliados na Câmara Municipal, o prefeito, que é pré-candidato à reeleição, também perdeu o grupo político liderado por sua vice, Margarida Ramalho, que rompeu com o gestor e é um dos nomes da oposição ao pleito de outubro vindouro. Ela tem o apoio do ex-prefeito Pedro Feitoza.

                O outro pré-candidato da oposição é o vereador Branco Alves, que igualmente tem procurado se fortalecer para as disputas municipais, minando o grupo do prefeito. Hoje a oposição tem quatro dos noves vereadores da Câmara, e Nenivaldo poderá sofrer novas perdas no legislativo ao longo da pré-campanha, conforme fontes ligadas à oposição.

     

     

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 22/02/2020

     

    Boa Ventura: depois de encontro das oposições, ex-prefeito mantém pré-candidatura

     



               Por Redação da Folha – Líderes das oposições de Boa Ventura reuniram-se na noite deste sábado, 22, à procura de um entendimento político: a ideia é unir todas as forças e partidos em torno de uma candidatura única a prefeito para enfrentar a candidata da situação nas urnas no pleito de outubro vindouro.

                Enquanto a candidata lançada pela prefeita da cidade nasceu de um critério meramente familiar, ou seja, ela é sobrinha da gestora municipal, a oposição busca fazer diferente e pelas vias democráticas: tenta construir uma chapa ouvindo todos os segmentos políticos da oposição e também escutando o povo, através de pesquisa eleitoral para consumo interno. A reunião desta noite foi a primeira de outras que serão realizadas visando um caminho consensual.

                Melhor colocado nas pesquisas eleitorais entre os nomes da oposição, o ex-prefeito Miguel Estanislau foi uma das lideranças que participou do encontro deste sábado e, segundo informações apurada pelas Folha, mantém firme sua pré-candidatura a prefeito.

              “O que Miguelzinho defendeu no encontro e vai continuar defendendo nas futuras reuniões é que as oposições respeitem a vontade do povo: hoje todos sabem que Miguel é o nome melhor avaliado pelo eleitorado, então se o povo quer ele, é preciso respeitar a vontade da população ou a gente corre um sério risco de sofrer mais uma derrota”, comentou um aliado do ex-prefeito.

     

     

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 18/02/2020

     

    Uma das figuras mais conhecidas de Itaporanga vai disputar uma cadeira na Câmara

     



               Por Redação da Folha – O polivalente João Clementino Alvino, conhecido popularmente como Garcia, é uma das figuras mais conhecidas de Itaporanga e pretende usufruir de sua popularidade na luta por uma vaga na Câmara Municipal no pleito de outubro vindouro. Nesta terça-feira, 18, o comerciante (foto) filiou-se ao PSOL e pela legenda vai disputar a eleição.

                Garcia, que possui uma loja de venda de produtos e serviços na área de vidro, chaves e PVC, tem uma história de luta e defesa dos lojistas de Itaporanga e também tem um relevante serviço prestado à sociedade local ao longo das últimas décadas.

                Inventivo e capacitado, ele foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado no começo dos anos 2000 por ter criado uma peça, espécie de ventosa, que reduz a conta de água ao evitar a passagem de ar pelo hidrômetro. Seu feito foi eternizado nos anais do parlamento estadual pela relevância social que representa.

                O PSOL de Itaporanga tem vários pré-candidatos à Câmara Municipal e trabalha para conquistar vagas no legislativo este ano. Garcia será um dos mais de 12 nomes que serão apresentados pelo partido à sociedade no momento legalmente oportuno.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 18/02/2020

     

    Ex-prefeitos confiantes em vitórias da oposição em Boa Ventura, Diamante e Itaporanga

     



               Por Redação da Folha – Eles são ex-prefeitos dos seus respectivos municípios e têm outras três coisas em comum: são da oposição, estão na cena política da sucessão municipal de outubro e confiantes em uma vitória oposicionista nas urnas. Quem são eles? Miguel Estanislau, Clarice Pereira e Audiberg Alves.

                Hoje principal líder da oposição em Boa Ventura, o ex-prefeito Miguelzinho, como popularmente é conhecido, está articulando-se para unir todos os segmentos das oposições e não tem dúvida de uma vitória: “Tenho andado nas ruas, nos sítios e conversado com o povo: hoje Boa Ventura clama por uma mudança e essa mudança virá pela vontade popular expressa nas urnas”, comentou.

                Pré-candidata à Prefeitura de Diamante, Clarice Pereira, que é a atual vice-prefeita, prepara-se se para a principal disputa eletiva de sua vida pública e conta com apoios importantes de deranças locas. “No pouco tempo que fiquei na Prefeitura, mostrei meu trabalho e o povo ficou satisfeito, e a gente sente que a aposição tem tudo para vencer a eleição de outubro”, comenta Clarice, que assumiu o comando administrativo do município em duas ocasiões devido ao afastamento da titular pela Justiça em face do cometimento de supostas irregularidades.

                Hoje na oposição, depois de integrar a base politiica do prefeito Dantas, a quem deu apoio nas urnas no pleito de 2016 e com quem rompeu politicamente há pouco tempo, o ex-prefeito Audiberg Alves é um dos principais articulares da posição em Itaporanga. Ele está crente em uma união de todos os quadros oposicionistas do município em torno de um único nome e confiante em uma vitória no pleito de outubro vindouro.

              A oposição de Itaporanga atualmente tem vários pré-candidatos a prefeito, mas pode surgir gente nova na cena política: há comentários dentro das próprias oposições do nome do professor Júnior Pereira, filho do agropecuarista de saudosa memória, Severino Pereira, para encabeçar a chapa, mas nada ainda oficializado por enquanto.

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 03/02/2020

     

    Em Itaporanga, pré-candidatos da oposição reúnem-se esta noite e caminham para consenso

     



               Por Redação da Folha – Oito pré-candidatos da oposição à Prefeitura de Itaporanga reuniram-se na noite desta segunda-feira, 3, na busca por um entendimento político: a ideia é que todos unam-se em torno de uma candidatura única para enfrentar o prefeito nas urnas nas eleições municipais.

                Este não é o primeiro encontro das oposições na tentativa de uma união com vistas ao pleito de outubro vindouro, e novamente o consenso entre eles foi de que uma pesquisa deve definir a chapa oposicionista: quem sair melhor posicionado na consulta eleitoral será o candidato.

                Hoje o bloco das oposições é integrado por vários partidos, entre os quais o Cidadania, partido ao qual o governador João Azevedo filiou-se recentemente, MDB, PSOL, PT e PTB, mas há lideranças oposicionistas ainda sem partido.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 23/01/2020

     

    Em Boa Ventura, oposição não se une e poderá novamente ser derrotada

     



              Por Redação da Folha - A prefeita de Boa Ventura, Leonice Lopes, ao que parece, ainda está procurando dentro da própria casa um candidato ou candidata para lançar à sucessão municipal de outubro vindouro. A gestora quer eleger alguém de sua confiança e manter-se influente no poder.

                A prefeita, que está em seu segundo mandato, pretende anunciar oficialmente, em pouco tempo, a sua candidata ou candidato a prefeito, e terá grande possiblidade de eleger o sucessor diante de uma oposição dividida.

                Até agora, as oposições locais não encontraram o caminho do diálogo e dividem-se entre duas pré-candidaturas: a do ex-prefeito Miguel Estanislau e a do juiz Paulo Sandro, que tem o apoio do ex-prefeito Dudu Pinto.

               Conformo o próprio Dudu, “nosso candidato é o Dr. Paulo Sandro”, sinalizando que não abrirá mão da cabeça de chapa, enquanto, pelo outro lado, o ex-prefeito Miguel também mostra disposição de seguir com seu projeto eletivo até as urnas e está contando com o apoio do ex-prefeito Fábio Arruda e poderá também ter o apoio do ex-prefeito Antônio Henrique.

     

     

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 05/01/2020

     

    Em Diamante, vereador congratula-se com a população e anuncia sua posição política para 2020

     



              Por Redação da Folha – O vereador Coronel Fonseca, do MDB, encaminhou nota à Folha em que se congratula com toda a população de Diamante, desejando a todo o povo diamantense um próspero 2020, com desejo de saúde, paz e felicidades para cada cidadão do município.

                O parlamentar mirim também aproveitou para levar ao conhecimento público sua posição política para o pleito municipal deste ano. Coronel Fonsenca vai disputar a reeleição, ou seja, defenderá, mais uma vez, sua cadeira na Câmara Municipal de Diamante. “Tenho muitas metas traçadas e caminhos a percorrer”, comentou o vereador, ao anunciar também que vai dar apoio e lutar pelo grupo político liderado pelo professor Hermes Filho, que é pré-candidato a prefeito pelo Podemos.

                O parlamentar mirim, que é um dos mais bem conceituados do legislativo de Diamante, também anunciou que vai deixar o MDB e filiar-se ao Podemos, mas isso somente em abril, quando a lei eleitoral assegura aos detentores de mantados eletivos o direito a transferência partidária.

           Sua decisão foi bem recebida pelo pré-candidato Hermes Filho e também pelo ex-prefeito Célio Alberto, outra importante liderança local, conforme o Coronel Fonseca.

     

     

     

     

     

     

     

               

               

     

Aguarde um momento... Está carregando!
Desculpe, não foi encontrado nenhum resultado.

 

 

 

 
Informes & Opinião

Folha do Vale - www.folhadovali.com.br
Av. Padre Lourenço, nº 392 - Itaporanga - Paraíba
©2010 - Todos os direitos reservados